sábado, 23 de abril de 2011

fotos d"A Pereira..." by Mauricio Vieira

O fotógrafo curitibano Mauricio Vieira postou lindas fotos em seu blog do nosso espetáculo, incluindo uma ótima crítica. Vejam o blog e conheçam o trabalho dele:

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Relato de Luan Valero sobre a participação do Núcleo Ás de Paus no FRINGE 2011

                                foto: Maurício Vieira
O Núcleo Ás de Paus desembarcou em Curitiba neste final de semana levando consigo o seu espetáculo “A Pereira da Tia Miséria”;
Na primeira apresentação prevista, no sábado 02/04, às 10:00, contamos com a bela acústica do Largo da Ordem, com um público que nos aqueceu naquela manhã fria e com a consciência de que tratava-se de mais um passo, um movimento, fundamental para este espetáculo que não deve parar. Fomos muito bem recebidos, tanto como atores, quanto como elementos disseminadores da saga da Miséria; Coisas que puderam ser notadas antes, durante e após o espetáculo.
No domingo, nada estava consumado. Faríamos, a convite do festival, uma apresentação além da prevista para o meio dia, também no Largo. A preparação tinha um quê de frio na barriga, literal e expressional, uma ânsia provinda da vontade de apresentar e do medo de que a exaustão pudesse nos prejudicar em algum sentido;
Ao meio dia, na praça João Cândido,  um cortejo pela grande feira e, o espetáculo já contava com uma enorme platéia que o aguardava.
Mesmo com o chão liso de limbo, que exigiu mudanças imprevistas nas marcações, conseguimos, com o conto de Tia Miséria, uma calorosa experiência procedida por palmas.
Às 17:00, mais uma vez no Largo da Ordem, a chuva era uma previsão que nos deixava atentos, porém, sem aversão ao fenômeno natural que poderia  impossibilitar a nossa apresentação ao ar livre. Os Deuses, Anjos e Santos ouviram nossas preces e com a interseção das pessoas que esperavam diante da grande árvore, a chuva não veio, senão como garoa no momento da Entrada da Morte e, o espetáculo aconteceu.
O Núcleo voltou diferente, o passo foi dado; Porém trata-se de um longo caminho a seguir tateando, passo por passo, sem deixar de lado nada do que por ele encontramos. O Ás de Paus simboliza movimento contínuo através da impulsividade. Em si, tudo é força que de dentro para fora, o empurra, o joga, não pode parar porque não se permite, assim como não se permite movimentar-se apenas em círculo, precisa estar sempre avançando, sempre se refazendo, como artista que é, como obras de arte milenares, como os contos populares.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Sucesso no fringe 2011!!!

Esta postagem é apenas para agradecer. Agradecer à oportunidade de mostrar nosso trabalho numa das maiores vitrines de arte do país, que é o fringe, à Viação Garcia http://www.viacaogarcia.com.br/, que nos apoiou com as passagens em ônibus muito confortáveis, ao universo que conspirou para que as apresentações acontecessem sem chuva e, especialmente, ao público curitibano que apreciou com encantamento este resultado de nosso dedicado trabalho. Foi mesmo especial! Novas portas abertas... e nós já estamos entrando!
OBRIGADO!