quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Há quatro anos na estrada...

foto: Alexs Tcho

Neste dia 21 de agosto o Núcleo Ás de Paus comemora os quatro anos em cartaz do seu espetáculo A Pereira da Tia Miséria. A peça já rodou por quase todos os cantos do Brasil somando mais de 170 apresentações em cerca de 20 estados, fazendo presença em grandes festivais, circuitos de artes,  além de participar do projeto Palco Giratório - SESC em 2013.
Quatro anos de jornada possibilitaram alimentar de arte muitos dos famintos olhos de indivíduos que têm seu cotidiano quebrado pela presença alegórica das figuras de A Pereira da Tia Miséria, seja nas praças, nas ruas, nos parques e por vezes, em caso de chuva, até mesmo em teatros fechados. Porém não só o público se alimenta, mas também os integrantes do Núcleo, que neste período realizou intercâmbios e experiências com grupos, pessoas e lugares, desde a mata amazônica em Rio Branco no Acre com o grupo Vivarte, até a praia das Pedras em Florianópolis, Santa Catarina.
Expandido os pensamentos e reflexões acerca da arte, seja no campo da pesquisa, trocando com a Cia de Mysterios e Novidades do Rio, seja no campo político, integrando a RBTR - Rede Brasileira de Teatro de Rua, posteriormente participando da criação do MARL - Movimento dos Artista de Rua de Londrina.
Entre tantos feitos, tantas trocas, inúmeros lugares e pessoas A Pereira segue sua jornada, pegando a estrada para Curitiba neste fim de semana pelo projeto Teatro no Parques, com apresentações no Sábado, às 14h no Parque Atuba e Domingo, também às 14h no Parque Bacacheri.
Abaixo segue o vídeo da oficina de perna de pau, um pouco do cotidiano da companhia que aos poucos constrói um visão diferente do mundo através da arte.

video

Adalberto Pereira - Ator/pesquisador do Ás de Paus



terça-feira, 5 de agosto de 2014

Núcleo Ás de Paus apresenta "A Pereira da Tia Miséria" em Londrina para gravação de seu DVD



No mês de agosto, é o aniversário do espetáculo "A Pereira da Tia Miséria" do Núcleo Ás de Paus, e a melhor comemoração é manter viva a obra, realizando mais apresentações. A primeira aconteceu no Conjunto Vista Bela, no último domingo (03), em uma das ações artístico-culturais, promovidas pelo Movimento dos Artistas de Rua de Londrina - MARL e, no próximo sábado (09), acontecerá outra apresentação, às 16h, no Zerão (ao lado do anfiteatro). Nesse dia, será gravado um novo DVD para o espetáculo que, ao longo do tempo, ganhou novos contornos. Em seguida, a trupe segue para Curitiba para mais duas apresentações nos dias 23 (Parque Atuba) e 24 (Parque Bacacheri), sempre às 14h.
"A Pereira da Tia Miséria" estreou em 2010 e, desde então, o Núcleo Ás de Paus realizou cerca de 170 apresentações em espaços públicos de todas as regiões brasileiras, compondo a programação de diversos festivais de teatro e projetos de circulação do país, além de premiações significativas como os Troféus Gralha Azul 2011 (principal premiação para as produções teatrais de grupos do Estado do Paraná) nas categorias de Melhor Espetáculo, Melhor Ator e Melhor Figurino.
O Núcleo Ás de Paus é um coletivo de artistas que se uniu por uma pesquisa teatral pautada no trabalho colaborativo. Em suas produções, instrumentos de equilibrismo como pernas de pau, muletas ,bastões e outros elementos formam os denominados “prolongamentos do corpo do ator”, síntese de um entendimento continuamente pesquisado pelo Ás de Paus em seu estudo diário.

SINOPSE

A Fome personificou-se em uma criança nascida da Miséria, separou-se de sua mãe e, desde então, percorre o mundo trazendo sofrimento a todos. Tia Miséria, no dia em que deveria morrer, engana a Morte, que acaba ficando presa em sua árvore. Por meio de um acordo feito diante do olhar de todos, Tia Miséria liberta a Morte e pede, em troca, que a sua vida não seja levada. Decide, então, viver ingenuamente procurando pelo seu filho para que, somente junto dele, possa abandonar este mundo que nunca os quis.



Serviço: 
Apresentação de "A Pereira da Tia Miséria" em Londrina - Núcleo Ás de Paus 
Quando: 09 de agosto (sábado) 
Horário: 16h 
Onde: Zerão (ao lado do anfiteatro). 
Contato: (43) 3304-1621 (43) 9102-0955