segunda-feira, 19 de maio de 2014

Construindo a nossa história!

No ano passado (2013), participamos do Projeto Palco Giratório do SESC , e circulamos pelo país com o nosso espetáculo “A Pereira da Tia Miséria” e com a nossa oficina “O Corpo Coletivo”.
Esta experiência foi, de fato, uma das mais marcantes na trajetória do Núcleo, pois nos proporcionou encontros muito especiais pelo Brasil. Estes encontros (que se efetivaram através das oficinas, das apresentações, dos bate-papos ou até mesmo de simples andanças e conversas pelas cidades) nos fizeram construir, pouco a pouco, um novo olhar acerca do nosso trabalho...ou melhor, um olhar mais cuidadoso e atento àquilo que estávamos construindo juntos, pois, cada vez mais, notávamos que se tratava de algo muito importante para nós e para a humanidade.
Como as viagens eram separadas por alguns curtos períodos, nos quais voltávamos para Londrina, nós tínhamos a oportunidade de repensar o trabalho, mais especificamente em relação à oficina (a sua estrutura, a maneira como era aplicada pelo grupo, como cada lugar recebia essa oficina, quais eram os nossos erros e os nossos acertos e tantas outras coisas) e isso foi fundamental para que pudéssemos avançar no aprimoramento do trabalho. A frequência, quase insana, das viagens e das demandas relacionadas a elas nos trouxe certo esgotamento, é claro, mas para além dele, muito amadurecimento.
Quando o circuito chegou ao seu fim, respiramos (de alívio, pois estaríamos livres dos hotéis, dos aviões e das horas de espera nos aeroportos) e suspiramos (de saudade, que ainda era pequenina, mas muito forte, de tudo aquilo que tínhamos vivido). E assim se encerrou mais uma das nossas experiências de fazer teatro pelo Brasil, que apesar de cansativa, só nos fez ter mais vontade de continuar a caminhada!
E...continuando a caminhada, no começo deste ano (2014), passamos por um processo de reestruturação da “ A Pereira da Tia Miséria” (tivemos a saída de dois companheiros e por isso, uma mudança de elenco no espetáculo). Este processo mexeu e ainda mexe bastante conosco e veio em boa hora, pois precisávamos sacudir as nossas próprias estruturas, questionar as nossas certezas e...recomeçar! Tem sido um desafio e tanto para todos, pois estamos transformando, recriando um espetáculo que havia sido de uma forma durante três anos e que agora tem de se adequar às novas possibilidades. Reestreamos em abril e já realizamos algumas viagens nesta nova formação. É claro que o processo ainda não está finalizado, como nunca estará. E isso é o que nos move!

texto: Camila Feoli


foto: Maria Clara Sanae

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Um giro por todo o Brasil

Paraty/RJ
Recife/PE
Começamos nossa circulação no mês de março deste ano, e até agora tivemos experiências muito relevantes. Com este espetáculo, freqüentemente nos apresentamos em espaços públicos, como praças, feiras, parques, etc. Esta característica faz com que entremos em contato com os transeuntes de diferentes cidades, o que de certa forma nos aproxima do que há de popular na cultura de cada cidade, já que é na rua que se encontram os vendedores ambulantes, pregadores, artistas mambembes, mendigos e toda e qualquer espécie de cidadão. Sendo assim, naturalmente há respostas diferentes ao nosso espetáculo, e isso, para nós, é uma oportunidade rica em descobertas de como entrar em contato com o outro, em diferentes contextos e condições.

Oficina O corpo individual e coletivo no espaço - Recife/PE
 Além do espetáculo, estamos circulando com uma oficina voltada para o aspecto da coletividade em cena, aprofundando a noção corporal e espacial do ator, e desenvolvendo a busca pelo contato atento e franco entre duas ou mais pessoas. As oficinas que ministramos pelo Palco Giratório têm nos proporcionado a relação direta com atores de outros estados, companhias e meios de trabalho. A sobrevivência de uma companhia teatral depende também do diálogo de seu material de pesquisa com outros profissionais, em outros contextos, e isso tem nos fornecido novas ferramentas para levar adiante nossas indagações.

Temos participado também do que neste programa é chamado de Pensamento Giratório, um ciclo de debates a respeito de um tema que nós mesmos propusemos. Além das discussões formais sobre o tema que propusemos, outra pergunta freqüente se apresenta neste tipo de atividade: Como discutir teatro, senão fazendo-o? Quais os meios mais sinceros de abordar aspectos relacionados à linguagem teatral sem formatá-la em padrões ou determinantes, que neste caso muito pouco determinam?

 
Intercâmbio - Cia. Brasileira de Mystérios e Novidades
Intercâmbio - Cia. Brasileira de Mystérios e Novidades


Temos nos deparado com profissionais excelentes, tanto os do SESC quanto os curiosos e famintos por novidade que acompanham a programação do Palco Giratório. Esta experiência tem esclarecido para nós, enquanto Núcleo de pesquisa em teatro, questões relacionadas ao nosso ofício e nossa linguagem.

Uma iniciativa que proponha o contato entre diferentes grupos teatrais com diferentes cidades, na proporção e estruturação que propõe o Palco giratório, revela por si própria sua eficácia. 

A experiência que temos tido, enquanto artistas em constante formação, e o retorno que temos de diferentes espectadores e participantes de oficinas e debates, é para nós a garantia de que estamos integrando uma programação, cuja tradição e promissão já são imensamente reconhecidas, que efetivamente se revela como algo transformador para a cultura brasileira.
Debate após a apresentação - Rio de Janeiro/RJ

terça-feira, 4 de junho de 2013

Núcleo Ás de Paus promove oficina de iniciação na perna de pau



O Núcleo Ás de Paus, companhia teatral londrinense com pesquisa nos recursos de prolongamento do corpo do ator, abre inscrições para a oficina de iniciação na perna de pau que será realizada de 11 a 21 de junho na Usina Cultural de Londrina. Esta oficina tem por intuito, compartilhar com o público das técnicas básicas da perna de pau, desenvolvidas pela companhia.

Sobre a companhia:
O Núcleo Ás de Paus, no início de suas atividades, em 2006, teve sua pesquisa voltada a performances ao ar livre, em eventos free-lance, na perna de pau. Ao se fundamentar como núcleo de pesquisa teatral, em 2008, passou a direcionar estas pesquisas ao fazer teatral sobre o aparelho, com o intuito de explorar este recurso como prolongamento do corpo do ator e não apenas como elemento acoplado as pernas.
Em 2010, contemplado com o patrocínio do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura) montou seu primeiro espetáculo A Pereira da Tia Miséria, que em 2013 integra a grade do circuito Palco Giratório, promovido pelo SESC.
Também em 2013 estreou seu segundo espetáculo Singra, resultado do projeto “Homem Máquina”, tendo novamente o patrocínio da prefeitura de Londrina.

Sobre a oficina:
Esta oficina já aconteceu em anos anteriores, formando diversos “andantes” pela cidade. Devido à grande procura, o Ás de Paus, em uma brecha em sua agenda de apresentações, a promoverá novamente, na Vila Usina Cultural.
À disposição dos participantes, estarão as pernas de pau confeccionadas pelo Núcleo e cada aluno poderá, desde o ato da matrícula, encomendar um aparelho para si.

Sinopse:
Por proporcionar figuras alegóricas, a perna de pau, elemento antigo de prolongamento do corpo, comumente é associada a brincadeiras e festas populares. 
Sabe-se que, na antiguidade, pastores a utilizavam para melhor ver seu rebanho. Com o tempo, ela foi incorporada ao circo e, consequentemente, às demais artes cênicas. 
O estranhamento causado pela figura do pernalta abre inúmeras possibilidades teatrais ao andante, sem que este necessite de qualquer experiência convencional de teatro, trata-se de um fazer teatral genuíno e sem preceitos, performático e livre.
Esta oficina pode ser feita por qualquer pessoa, mesmo aqueles que não possuírem experiência ou interesse no fazer teatral adjunto ao uso do aparelho.

Serviço:
Oficina de iniciação na perna de pau ministrada pelo Núcleo Ás de Paus.
Quando: De 11 a 21 de junho (de terça a sexta);
Das 14 às 17h
Onde: Usina Cultural (Av. Duque de Caxias, 4159)
Investimento: 100,00
Contato: (43) 84499414 – Adalberto
contato@nucleoasdepaus.com.br


        

quinta-feira, 23 de maio de 2013

MAIO - as primeiras viagens

Iniciamos o mês com Porto Alegre/RS, numa viagem breve, com apenas uma apresentação. Saímos de Londrina na manhã do dia 04. Nos apresentamos na Rótula da Setembrina, no domingo, dia 05, para uma enorme platéia. Já no dia 06, pela manhã, partimos para Vitória/ES.
Confira algumas fotos de nossa passagem por Porto Alegre:
Debate após a apresentação. Foto: Bruna Monã

Debate após a apresentação. Foto: Bruna Monã

Na capital capixaba compartilhamos da oficina O corpo individual e coletivo no espaço, além do debate Pensamento giratório, ambos na Casa Má Companhia e da apresentação de A pereira da tia Miséria, esta na FAFI Vitória. Confira algumas fotos:

O corpo individual e coletivo no espaço. Foto: Bruna Monã

O corpo individual e coletivo no espaço. Foto: Bruna Monã

O corpo individual e coletivo no espaço. Foto: Bruna Monã

O corpo individual e coletivo no espaço. Foto: Bruna Monã

O corpo individual e coletivo no espaço. Foto: Bruna Monã

O corpo individual e coletivo no espaço. Foto: Bruna Monã

Pensamento giratório. Foto: Bruna Monã

Após estas duas cidades, embarcadas na mesma viagem, o Palco Giratório nos levou, no dia 16 a Cuiabá/MS, onde nos apresentamos no gramado do SESC Arsenal
Neste momento, a companhia se encontra em Recife/PE, onde também estão programadas oficina e apresentação do espetáculo. Em breve postaremos mais sobre as últimas viagens de maio.
Até lá...

domingo, 14 de abril de 2013

GIRO 3ª Edição


Núcleo Ás de Paus retoma a programação Giro, que entra em sua terceira etapa com mais uma temporada do espetáculo Singra e uma oficina com a artista paulista Yara Camillo.

Em março, foram promovidas, na Usina Cultural, as palestras da Profª Ms. Daiane Dordete, da UDESC Teatro contemporâneo: Caminhos entre o pós-moderno, o pós-dramático e o performativo. E com a Ms. Marília Siqueira Gratão Vida: Uma experiência estética.
Ainda em março, artistas e público se reuniram no Restaurante Dona Menina, para o Sarau do Giro.
Para abril, a terceira etapa da mostra terá uma nova temporada de Singra, desta vez no Museu Histórico de Londrina, de 19 a 28 (Ver serviço). Também haverá a oficina Duas Vias, com Yara Camillo, na Vila Cultural Alma Brasil.

Yara Camillo é escritora, tradutora e atriz. Artista multifacetada, teve seu primeiro contato com o Ás de Paus em 2010, quando a companhia iniciava a montagem de A Pereira da Tia Miséria, conhecido originalmente pelo grupo através de uma tradução homônima sua, presente no livro Contos Populares Espanhóis.
Segundo a ministrante a oficina se dará por meio de atividades lúdicas e jogos dramáticos básicos, envolvendo, também, a leitura de textos em prosa e poesia. Os textos trabalhados serão de autores como Manoel de Barros, Manuel Bandeira, Guimarães Rosa, Mário de Andrade, Eduardo Galeano, Adélia Prado e outros.

Fortaleza

Confira algumas fotos da oficina O Corpo Individual e Coletivo no Espaço na capital cearense:






quinta-feira, 11 de abril de 2013

Oficina: "O Corpo Individual e Coletivo no Espaço" em Feira de Santana/BA

A primeira vez que ministramos essa oficina foi em uma passagem pela FAP, em Curitiba, no início de 2012. Desde lá a companhia vem trabalhando no seu conteúdo, dividindo experiências com participantes diversas cidades do Brasil.
Confira abaixo, algumas fotos da oficina que aconteceu em Feira de Santana/BA, na última segunda feira - 08: